- Hinos e Símbolos Nacionais
- Maçons Famosos no Brasil
- Maçons Famosos no Mundo
- Origens da Maçonaria
- Sobre a Maçonaria
 
Clique para ver mais links
- 1.GOEMT
- 2.COMAB
- 3.GOBMT
- 4.GLEMT
- 5.Brasil
- 6.Blog do Meirelles
- 7.Demolay Conquista
 
A Chave de Hiram – Os Segredos Perdidos da Maçonaria - 01/03/2007
Desde o primeiro contato com a Ordem sabemos que havia segredos originais que foram perdidos por circunstâncias dramáticas envolvendo a morte de um homem lendário – Hiram Abiff, construtor do Templo de Salomão – segredos que foram substituídos ou recriados em época bem remota. Os Autores, com a discrição necessária a uma Obra destinada ao grande público, apontam na direção certa a pesquisarmos.

Viajando a 3 continentes (Europa, África e Ásia) os Autores investigam antigas construções, idiomas locais, bibliotecas e reminiscências em histórias populares encontrando explicações fascinantes a praticamente todas as expressões que usamos em Loja – e quem de nós não sentiu o desejo sincero de conhecer profundamente as origens do que dizemos nos Rituais, frequentemente recebendo a admoestação de que “compreenderíamos mais tarde”, o “mais tarde” vai chegando e os mistérios aumentam sem que expliquem os primeiros, etc? Pois os IIr.’. Knight e Lomas sentem esta pulsão e contam com a possibilidade de pesquisar in loco, trazendo-nos informações precisas e preenchendo esta lacuna.

Detalhes da vida de Sequenenre Tao, rei egípcio do Alto Nilo em período tenso, quando o Baixo Nilo estava sob o controle dos hicsos, apontam na direção da origem exata do mito de Hiram Abiff, ficando como hipótese de trabalho altamente convincente a especulação se o patriarca Abraão seria também um nobre hicso.

Muito do que se vê no interior da Loja Maçônica vem convincentemente explicado em A Chave de Hiram que, cautelosamente, apresenta fatos e dados históricos claramente delimitados das especulações dos Autores – abundam no livro expressões como “talvez”, “provavelmente”, “quase com toda a certeza”, etc. quando se envereda pelo caminho especulativo, mas estas especulações são robustecidas por documentos antigos, fotos e transliterações idiomáticas que realmente nos persuadem. Melhor que a leitura da Obra só mesmo uma visita aos sítios arqueológicos mencionados, de Ur, na Mesopotâmia (atualmente Iraque...) passando pelos monumentos e bibliotecas egípcias, Jerusalém e o Vaticano, chegando à Capela Rosslyn, na Escócia.

Clique no artigo desejado para ver a publicação completa:

01/03/2007 - MAÇONARIA, TRADIÇÃO QUE ATRAVESSA OS SÉCULOS
20/04/2007 - História Edificante Como deve agir um Magistrado
12/07/2007 - Poesia Mãe Natureza - Adão Fores
23/08/2010 - Programação das Atividades Comemorativas dos 40 anos da Conquista e Integração
28/06/2012 - Programação das Sessões Gestão 2012/2013
Voltar
Índice das notícias
27/08/2012 A Diretoria da Conquista e Integração 2012/2013, realizou dia 26 de agosto,
04/07/2012 Dia 20 de agosto comemora- seo Dia do Maçom, esse grande construtor social.
01/07/2012 1ª Caminhada Adventure da Loja de Lowton Cavaleiros da Esperança, nr.01 – GLEMT
28/06/2012 Conquista e Integração da posse ao novo Venerável Mestre, Oficiais e Dignidades
31/10/2011 Loja Conquista e Integração realizará exaltação de 6 Irmãos
30/10/2011 O Bifão Plus mais uma vez obteve sucesso...
O que você achou do nosso site?
Bom
Ótimo
Regular
ARLS Conquista e Integração nº 08 - Todos os direitos reservados 2006.